Notícias Pará
12 Visualizações
Publicado em 15/12/2025 11:05h

A Futebol 7 Brasil anunciou oficialmente o lançamento da Liga Profissional de Futebol 7, nova competição nacional que contará com a participação de grandes clubes do futebol brasileiro. Com oito eventos ao longo da temporada, megaestrutura, transmissão televisiva e premiação de R$ 1 milhão, a Liga será disputada entre abril e dezembro.
Entidade máxima do futebol 7 no país e única filiada à Federação Internacional de Futebol 7, a Futebol 7 Brasil também confirmou uma ampla reformulação no calendário nacional, elevando ainda mais o nível técnico e organizacional das competições. A nova Liga Profissional será disputada por etapas e contará exclusivamente com clubes filiados à CBF no futebol profissional. Além da categoria adulto masculino e feminino, também haverá disputas nas categorias de base, dos 8 aos 17 anos.
Em todas as etapas, a Federação montará uma estrutura de alto padrão, semelhante à utilizada na Copa do Mundo de Futebol 7 realizada em Curitiba-PR no último mês de agosto, além de jogos em grandes arenas cobertas pelo país. Entre os 24 clubes convidados, já figuram nomes de peso como Corinthians, Chapecoense, Botafogo, Vasco, Coritiba, Athletico Paranaense, Fortaleza, Vitória, Internacional, Avaí e Figueirense, reforçando a grandiosidade do projeto.
A Arena Sports Group é a investidora da Liga Profissional, mesma empresa responsável pelo crescimento nacional da X1 Brazil. O modelo de gestão seguirá um formato consolidado de megaeventos ao longo da temporada, com ampla visibilidade e forte apoio de patrocinadores. Um dos grandes diferenciais é que os clubes participantes não terão custo de inscrição nem taxas de adesão, além de disputarem o prêmio milionário ao final da temporada, junto a equipes de toda a América Latina.
O calendário nacional da Futebol 7 Brasil será dividido em dois seguimentos: clubes profissionais e eventos abertos para todas equipes.
“Como foi entre 2011 e 2013 a Liga Profissional será exclusiva para clubes do futebol profissional, mas os times tradicionais do futebol 7 também terão um calendário completo com eventos paralelos. Serão seis eventos na temporada à parte da Liga Profissional, com organização compartilhada junto às federações estaduais filiadas à Futebol 7 Brasil e acesso à mesma premiação de R$ 1 milhão da Liga Profissional”, afirmou Idemar Veber, diretor da Arena Sports Group.
Outro ponto relevante é o sistema de registro de atletas, que será simplificado. Todos os jogadores do país poderão competir na Liga Profissional, mesmo atuando paralelamente por outras equipes originais do Futebol 7 em competições das federações filiadas ou de diferentes organizações esportivas.
O calendário da Liga Profissional e o processo de adesão iniciam no dia 14 de janeiro. Os clubes já vem recebendo orientação da Futebol 7 Brasil sobre a temporada 2026.
Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: